Ébola. Que cuidados ter nas minhas viagens?

O que é?

O vírus Ébola encontra-se em alguns países africanos em reservatórios naturais e foi descoberto pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo) perto do rio Ébola, ao qual se deve o seu nome.

Desde então, foram detetados alguns surtos na África Subsariana. A epidemia de 2014 na África Ocidental é a maior já registada deste vírus tendo causado 4877 mortes e 9936 doentes até 19 de Outubro de 2014. Os países afetados, com transmissão disseminada, são de momento a Serra Leoa, a Guiné-Conacri e a Libéria. Em simultâneo decorre um surto não relacionado, na República Democrática do Congo (província Equateur).

Estarei doente?

Consulte: http://www.ebola.dgs.pt/estarei-doente.aspx

Devo viajar?

Desaconselham-se as viagens não indispensáveis aos países afetados.

Em caso de viagem indispensável, tome os seguintes cuidados: não contacte com doentes ou cadáveres infetados com Ébola, objetos ou superfícies contaminados, animais, vivos ou mortos. Cozinhe bem todos os alimentos.

Durante a estadia, se apresentar sintomas contacte a linha telefónica do Gabinete de Emergência Consular (00 351 961 706 472 ou 00 351 217 929 714), disponível 24 horas por dia.

Se apresentar sintomas durante a viagem de regresso, informe a tripulação imediatamente. Se os sintomas se manifestarem no aeroporto, utilize um dos telefones gratuitos disponíveis para contactar o supervisor do aeroporto.

Após o regresso, vigie o seu estado de saúde durante 21 dias. Se apresentar febre ou outros sintomas, contacte de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), disponível 24 horas por dia, referindo a viagem recente.

Que Países são mais afectados?

Países da África Ocidental afetados pelo surto da doença por vírus Ébola

Guiné (Conacri)
A República da Guiné é um país da África Ocidental limitado a norte pela Guiné-Bissau e pelo Senegal, a norte e leste pelo Mali, a leste pela Costa do Marfim, a sul pela Libéria e pela Serra Leoa e a oeste pelo oceano Atlântico.

Serra Leoa
A República da Serra Leoa, é um país da África Ocidental. É delimitada pela Guiné a norte e nordeste, pela Libéria a sudeste, e pelo Oceano Atlântico a sudoeste.

Libéria
A República da Libéria, é uma república presidencialista localizada na África Ocidental. Faz fronteira a norte com a Serra Leoa e Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.

Mais informações no site da DGS dedicado ao este tema.

Deixar uma resposta